Qual é a importância da arquitetura corporativa.

Um espaço personalizado, eficiente, elegante e que respeita as normas trabalhistas sobre a ergonomia são as principais preocupações da arquitetura em empresas. Ela promete revitalizar o espaço dos escritórios e torná-los atraente para os clientes, funcionários e todos que passam por lá.

   Design: Homepolish, empresa Soludos

Design: Homepolish, empresa Soludos

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar qual é a importância da arquitetura em empresas, o que você ganha investindo em móveis planejados para o seu escritório de acordo com os seus preceitos e qual é o poder da relação intrínseca entre arquitetura e trabalho. Preparado? Então vamos lá!

 

A arquitetura corporativa te deixa atraente para os clientes.

A arquitetura é parte vital de qualquer empresa de sucesso hoje em dia, e mais e mais corporações estão investindo nessa área para garantir um diferencial. Para se manter competitivo no mercado de trabalho, o investimento na revitalização do espaço físico da sua empresa pela arquitetura é essencial.

 

   Projeto de Charlie Lazor & Alex Haecker, empresa Mono.

Projeto de Charlie Lazor & Alex Haecker, empresa Mono.

A padronização que a arquitetura em empresas realiza nos escritórios é a marca docomprometimento com a infra estrutura corporativa, e assegura o cliente das suas capacidades organizacionais. Assim, logo ao entrar, o cliente sabe que aquela é uma empresa estruturada e que lida com os seus afazeres, prazos e serviços com dedicação e cuidado, da mesma forma com que lida com o seu espaço de trabalho.

Para conquistar o cliente, um bom projeto de arquitetura em empresas; aquele que transforma o ambiente em um lugar bonito, funcional e com um estilo próprio; vai falar muito alto. Ele sente mais segurança ao fazer negócios, e com certeza irá voltar, nem que seja para visitar o escritório mais bonito que ele já viu.

 

A arquitetura corporativa te deixa preparado para mudanças

Realocação de estações de trabalho, mudanças de infra estrutura, instalação de eletrônicos e outras mudanças no espaço físico da empresa podem ser bem difíceis se você não tem um escritório padronizado.

A arquitetura em empresas procura deixar qualquer transformação do ambiente corporativo mais tranquila, usando móveis planejados com dimensões iguais, instalação elétrica eficiente, com várias tomadas e sinalizações de voltagem, pontos de rede acessíveis e fáceis de serem instalados, repetidores de wi-fi, etc.

 

   Projeto: FOX Architects, World Resources Institute

Projeto: FOX Architects, World Resources Institute

Com a arquitetura em empresas tudo fica muito mais prático e fácil, e departamentos inteiros podem ser realocados da noite para o dia sem problemas.

 

Um bom projeto de arquitetura em empresas estimula os colaboradores

Já é sabido em qualquer empresa que colaboradores felizes produzem mais. Mas o nível de satisfação de um funcionário não gira só em torno de bons salários, flexibilidade com horários e supervisores compreensivos. A relação entre arquitetura e trabalho produtivo vem sendo observada em inúmeras empresas sempre com resultado positivo.

   Projeto: mode:lina, empresa Opera Softwares

Projeto: mode:lina, empresa Opera Softwares

 

A arquitetura  em empresas te ajuda a economizar

Quem diz que gastar com um projeto de arquitetura em empresas eficiente não vale a pena está redondamente enganado. Como todo bom custo benefício, as vantagens que a relação entre arquitetura e trabalho trazem acabam por reverter os gastos em mais vendas, maior produtividade e um aumento significante na economia das despesas anuais.

Isso porque a arquitetura em empresas está interessada em criar espaços altamente funcionais, e para isso leva em consideração tudo o que envolva as dependências do escritório, desde a iluminação, o piso, persianas, etc.

 

   Projeto: Roy David Studio, empresa Windward

Projeto: Roy David Studio, empresa Windward

Dessa forma, um planejamento de iluminação te faz economizar em energia elétrica, móveis planejados e duráveis evitam substituições e gastos que a empresa teria com mobiliário de qualidade ruim ou que não servem mais depois de uma reestruturação e vários outros aspectos, que incluem a limpeza, os riscos com acidentes, dentre outros.

 

Arquitetura corporativa te garante conformidade com as leis trabalhistas

A Norma Regulatória 17 garante um espaço de trabalho ergonômico no escritório, preocupando-se principalmente com a saúde dos trabalhadores, pois ergonomia e saúde estão diretamente relacionadas. Com um planejamento de arquitetura na empresa feito por profissionais qualificados, você tem total garantia de estar de acordo com a NR 17 e as leis trabalhistas.

 

Arquitetura e trabalho é assunto para profissionais

É importante que profissionais realizem o projeto de arquitetura em empresas, pois eles estarão atentos a outros pontos da Norma Regulatória, como saídas de incêndio, largura dos corredores, etc. Dessa forma, a arquitetura em empresas abrange todos os aspectos do seu escritório, e em um só projeto você consegue atingir os benefícios que ela proporciona e ainda estar de acordo com as leis trabalhistas.

Investir em móveis planejados com um bom projeto de arquitetura em empresas é a melhor solução para criar um espaço eficiente da melhor forma possível: com muita elegância.

 

Gostou das nossas dicas? Temos muito mais esperando por você no nosso blog. Venha nos conhecer!