[Infográfico] Guia de iluminação para ambientes planejados + Altura ideal na iluminação

Ter um ambiente planejado é a procura de muitos moradores hoje em dia. A possibilidade de adequar toda a decoração da casa com os móveis e a pintura para criar um ambiente harmônico e elegante fascina a todos nós e promove uma sensação de conforto e bem estar muito maior do que um ambiente genérico e sem personalidade.

Todo projeto de decoração de um ambiente planejado fica ainda melhor com a escolha da iluminação certa para o cômodo certo, e tem impactos na realidade da casa e no conforto dos moradores.

Nesse post, trazemos uma descrição das lâmpadas mais usadas em ambientes planejados e onde elas encaixam perfeitamente no seu projeto de iluminação e ainda disponibilizamos um infográfico para você ficar por dentro de quais são as alturas ideais para 03 tipos de mobiliário.

Iluminação incandescente

A iluminação mais popular no Brasil, as lâmpadas incandescentes produzem uma luz amarelada e consomem muita energia. Por usar uma tecnologia mais antiga, esse tipo de lâmpada produz muito calor e pouca iluminação, não sendo muito recomendadas na iluminação do seu ambiente planejado.

Por ter uma baixo custo, a iluminação incandescente é a primeira escolha de quem quer economizar na criação de ambientes planejados, mas cuidado: o barato pode sair caro. A tonalidade amarelada ofusca as cores dos seus móveis e da sua pintura, “contaminando” todo o ambiente planejado e tendo um efeito indesejado na paleta de cores e tonalidade dos móveis usados na ambientação.

Iluminação fluorescente

As lâmpadas fluorescente mais amigáveis com o meio ambiente do que as incandescentes, pois podem gastar até quatro vezes menos energia elétrica. São também muito populares na criação de ambientes planejados, pois mesmo sendo mais caras do que as lâmpadas incandescentes, gastam muito menos e não atrapalham as cores da sua decoração.

escritorio 2.jpg

Em ambientes planejados, são ótimas para serem utilizadas como iluminação embutida no teto, por cima da placa de gesso, pois geram uma iluminação forte e branca que se espalha pelo cômodo.

As lâmpadas fluorescentes também são muito utilizadas na cozinha, um ambiente que, se planejado corretamente, se beneficia muito de uma boa quantidade de luz na hora do preparo de alimentos.

 

Iluminação com LEDs

A lâmpada de LED, sigla que significa diodo emissor de luz, é uma das mais elegantes e a mais moderna do mercado de iluminação. Ela agrega muita elegância a ambientes planejados que têm um alto apelo estético.

Ao passo que gastam menos energia, as lâmpadas de LED também possuem maior vida útil, pois convertem a eletricidade em iluminação sem se utilizar de outros meios, como as incandescentes e as fluorescentes.

Por não emitirem calor, podem ser instaladas praticamente em qualquer lugar sem correr riscos de incêndio. São muito usadas na iluminação de armários, e quando combinadas em spots, são as melhores para a iluminação de fachadas, artigos de decoração e em bancadas.

As lâmpadas de LED são as mais caras do mercado, mas valem o investimento! Proporcionando a elegância de uma boa iluminação do seu ambiente planejado, as lâmpadas de LED vieram para ficar não só pelo quesito beleza, mas também pela sustentabilidade.

 

Iluminação halógena

As lâmpadas halógenas são as que se utilizam de halogêneo para funcionarem, e por isso, mesmo utilizando a tecnologia incandescente, são mais econômicas que as lâmpadas incandescentes.

Elegantes e econômicas, a iluminação halógena harmoniza perfeitamente bem com ambientes planejados quando utilizadas em spots para destacar artigos de decoração, como adornos e quadros, e proporcionar iluminação direcionada, pois tem um facho de luz mais direcionado que as outras lâmpadas.

A iluminação de ambientes planejados deve ser parte do próprio planejamento, e ignorá-la pode colocar em risco todo o seu projeto de design de interiores, então pesquise bem antes de comprar um lâmpada! Pense em qual cômodo ela estará, qual é a melhor iluminação para o espaço, quanta luz você precisa ter no seu ambiente e, é claro, onde vale a pena investir em uma iluminação com um valor um pouco mais alto.

Está com vontade de incrementar os seus ambientes planejados com a iluminação correta? Ótimo! Então não deixe de conferir mais dicas no nosso blog!