Você conhece o estilo escandinavo?

Hoje em dia, a grande tendência do design de interiores é a utilização de várias referências para criar um ambiente único e que transmite a personalidade do morador da casa. Essas referências podem ser do presente, do passado e até de outros países.

  Fonte: Residence Style

Fonte: Residence Style

Uma forma de decorar que vem fazendo a cabeça dos designers de interiores é o estilo escandinavo. Quer saber o que ele é e como decorar sua casa seguindo seus preceitos? É só continuar a leitura deste artigo!

Vamos lá?

O que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo vem ganhando muitos seguidores atualmente por prezar o minimalismo na sua concepção.

  Fonte: Damsel in Dior

Fonte: Damsel in Dior

Como a região em que o estilo escandinavo surgiu (Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca) é muito menos ensolarada que as regiões mais ao sul do globo terrestre, os tons claros e as grandes janelas procuram aproveitar ao máximo a luz natural, deixando a casa sempre iluminada sem precisar gastar demais com energia.

Além dessa preocupação com a iluminação, o estilo escandinavo também procura reproduzir as paisagens dessa região através do design de interiores e da arquitetura, com traços retos, predominância dos tons de branco e cinza e móveis de madeira clara, às vezes até com uma aparência mais envelhecida.

O estilo escandinavo, em poucas palavras, preza pelo minimalismo e por ambientes claros, com alguns elementos sutis de cores fortes servindo para complementar a paleta.

Como decorar seguindo o estilo escandinavo?

Tudo o que envolve simplicidade no design de interiores requer um planejamento bem minucioso para que a harmonia dos elementos seja atingida com perfeição.

  Fonte: Luxirare

Fonte: Luxirare

Portanto, para se atingir o estilo escandinavo, você precisa pensar no que quer atingir e qual é a melhor forma de se chegar lá, escolhendo as cores, a decoração e os móveis com bastante cuidado.

A ajuda profissional fala bem alto na construção de um estilo escandinavo, então em caso de dúvidas não hesite em procurar o auxílio de um arquiteto ou de um designer de interiores!

Um estilo em preto e branco

O estilo escandinavo, como dissemos, preza por um ambiente mais clean, com forte presença de tons claros nas paredes, nos móveis e na decoração.

  Fonte: decorfacil.com

Fonte: decorfacil.com

Mas isso não quer dizer que você deve usar somente o branco para decorar. Móveis madeira clara também acompanham o minimalismo do estilo escandinavo muito bem, e um dos seus grandes aliados é exatamente o seu oposto: o preto!

Móveis, balcões e outros detalhes em preto agregam muito ao seu estilo escandinavo, e contribuem na criação de um estilo que é charmoso, minimalista e cheio de sofisticação.

Cores suaves

Normalmente, as cores não aparecem tanto no estilo escandinavo, mas elas ainda estão lá.

  Fonte: interiorsbystudiom

Fonte: interiorsbystudiom

As cores ainda estão presentes no estilo escandinavo, mas como segundo plano. Para atingir esse efeito, use cores mais suaves e em tons mais claros para fazer a complementação, e se eles conversarem com os detalhes em madeira dos móveis, melhor ainda: você consegue criar uma paleta de cores minimalista e cheia de sutilezas.

Cores mais fortes também podem aparecer, mas com bastante cuidado: utilize-as em pequenos detalhes, como algumas plantas, tapetes ou quadros e pronto! Assim, se você gosta de cores, consegue atingir o minimalismo do estilo escandinavo sem se privar completamente de detalhes mais coloridos.

Linhas retas

Uma das principais caraterísticas do estilo escandinavo é a utilização de linhas retas na arquitetura e no design dos móveis.

  Fonte: (Reprodução/ZROBYM Architects/Home Designing)

Fonte: (Reprodução/ZROBYM Architects/Home Designing)

Essa forma de se traçar os padrões das pinturas, disposição de móveis, formas de elementos decorativos e estruturas das paredes, teto e piso ornam muito qualquer ambiente, e ajudam a dar o ar minimalista e sofisticado do estilo escandinavo.

Gostou do estilo escandinavo? Converse com o seu arquiteto e entre no time das pessoas que estão aderindo a essa forma minimalista e elegante de se viver!

Ah, e não deixe de conferir o nosso blog! Nossa equipe de designers de interiores está sempre procurando novas informações como essa para compartilhar com você!