ERGONOMIA, alturas de bancadas, armários suspensos, circulações ideais.

Ergonomia é uma palavra que não estamos acostumados a ouvir quando tratamos da mobília da casa. Normalmente associada com o bem estar no trabalho, a ergonomia é o estudo do posicionamento de objetos e equipamentos utilizados por nós no dia a dia e a busca constante por posições confortáveis que não nos trarão consequências para a saúde.

Do grego Ergos, trabalho, e nomia, normas, ergonomia significa justamente isso: Normas de trabalho. Mas isso não quer dizer que você não pode aplicar a ergonomia na sua casa, afinal, também trabalhamos na cozinha, na lavanderia, no home office e realizamos inúmeras outras atividades em casa.

Com móveis planejados, a ergonomia se une ao design de interiores na criação de um ambiente confortável, sem barreiras de passagem e com muito estilo e bom gosto. Isso resulta em um impacto na sua saúde e no seu humor, além de deixar sua casa incrivelmente elegante e prática.

Nesse artigo, trouxemos cinco cômodos em que os móveis planejados funcionam perfeitamente e melhoram a ergonomia em casa. Continue lendo e descubra quais são eles!

 

Móveis planejados no escritório

O escritório é muitas vezes o lugar onde mais se trabalha em casa. Seja com um trabalho freelancer para complementar a renda da família, seja em uma semana de home office ou somente para completar uma tarefa que não deu tempo de terminar no trabalho, é um cômodo que deve ser bem planejado para que não hajam complicações relacionadas a ergonomia.

O indicado para o escritório são móveis planejados que proporcionam uma boa ergonomia. É nessa hora que entram em cena a mesa e a cadeira. É de se esperar que esses móveis devem ser planejados para proporcionar uma boa postura, já que são eles os principais causadores de problemas precoces nas costas no mundo moderno.

A mesa deve ser alta o suficiente para que a tela do computador fique diretamente alinhada ao seu rosto quando você se senta, para evitar uma postura inadequada do pescoço, e deve conter um apoio para os pés para proporcionar maior conforto e um ponto de apoio. Seguindo essa ergonomia, suas costas não ficam tão carregadas e dores são mais raras. Além disso, seu braço deve fazer um ângulo de noventa graus com o teclado na hora da digitação.

A escolha de móveis planejados para o escritório deve levar em conta a ergonomia da sua cadeira. Ela deve ter apoio para os braços e possibilitar que você encoste suas costas completamente no espaldar, evitando problemas na coluna.

 

Móveis planejados na cozinha

A cozinha também é um dos cômodos em que se trabalha constantemente. No início do dia, na hora do almoço e na hora do jantar, alguém está sempre preparando alguma coisa e interagindo diretamente com os móveis, que se forem planejados, vão deixar as tarefas mais simples, rápidas e confortáveis.

Por passarmos muito tempo nesse cômodo, a ergonomia que os móveis planejados trazem é essencial para um preparo eficiente e saudável de refeições, assim como a limpeza de tudo. O design de interiores aliado a ergonomia vai revolucionar a sua cozinha.

Nos armários, a aquisição de móveis planejados possibilita que você calcule o espaço da abertura das portas e a altura em relação ao piso de acordo com a sua cozinha. Essa personalização ajuda na passagem de pessoas pela cozinha sem esbarrões e facilita a limpeza.

Os balcões também são fortes aliados na ergonomia da cozinha. Ao se utilizar de móveis planejados, você pode calcular a distância perfeita entre o fogão e a geladeira, e assim poupar tempo e esforço na hora de preparar suas refeições ou servi-las. Recomenda-se uma altura mínima de 85 a 110 centímetros para os balcões para que a ergonomia ideal seja atingida na hora do preparo das refeições.

Por último, não se esqueça que a pia deve estar sempre próxima de uma fonte de iluminação, como a janela, para que você possa inspecionar os alimentos ao lavá-los.

 

Móveis planejados na sala de estar

Estirar-se no sofá de qualquer jeito é muito bom, mas pode ter efeitos prejudiciais para a sua saúde. Para isso, móveis planejados que se preocupam com a ergonomia da sala de estar vão te deixar confortável e ao mesmo tempo inibir problemas ergonômicos, proporcionando bem estar e tranquilidade ao assistir um filme com a família ou passar o tempo com amigos.

Com móveis planejados, você adapta o estilo da sua sala às necessidades ergonômicas. O sofá deve possibilitar sempre o apoio do tronco e uma postura ereta ao se sentar, e deve ser centralizado de forma a possibilitar uma boa visão da tela da sua televisão e ao mesmo tempo deixar a passagem livre para a família.

O rack deve permitir que a sua televisão fique bem à frente do sofá para que você mantenha uma boa postura ao assisti-la, sem precisar torcer o pescoço ou se sentar de uma forma desconfortável. Por isso, móveis planejados são uma ótima opção para a sala de estar, pois possuem um alto apelo estético, qualidade e proporcionam uma ótima ergonomia.

 

Móveis planejados nos quartos

Da suíte principal ao quarto das crianças, móveis planejados vão fazer a diferença quando o assunto é boa postura e ergonomia, e nesse cômodo lidamos com um diferencial a mais que deixa a escolha por móveis planejados mais urgente: A segurança.

Armários com altura desproporcional a do dono do quarto podem gerar lesões nas costas e nas cartilagens dos pés ao serem abertos. Ao se pegar algum objeto pesado em uma porta muito elevada, há risco de queda e de ferimentos graves. Os móveis planejados sempre levam esse fator em consideração, e por isso são recomendados por nós na escolha de um guarda-roupas.

A cama também deve ser adequada a altura do seu dono ou da sua dona. Pessoas idosas precisam de camas um pouco mais baixas, deixando os pés completamente apoiados no chão ao se sentar, para evitar dificuldades ao se levantar e ao se deitar, e uma queda pode ocasionar em lesões graves e até fraturas. Além disso, o desconforto de se estar em uma cama alta demais pode atrapalhar o seu sono e impactar diretamente na sua saúde e no seu humor.

Para a ergonomia do quarto, móveis planejados são mais do que necessários, e muitas vezes valem o investimento: O seu retorno no bem estar da família é enorme.

 

Móveis planejados na área de serviços

Outro cômodo muito utilizado na casa, a área de serviços se beneficia e muito dos móveis planejados que tem como preocupação a ergonomia. Por ser usualmente um espaço reduzido, o trânsito de pessoas fica prejudicado com móveis tradicionais que não levam em consideração essa limitação e que não possuem boa ergonomia.

A postura também deve ser levada em consideração ao lavar, estender e passar roupas. Você deve ter espaço para se abaixar corretamente, algo que os móveis planejados propiciam. O levantar e abaixar rotineiramente deve ser feito de forma segura e correta, pois pode ocasionar lesões na coluna.

Por terem as medidas cuidadosamente calculadas, móveis planejados propiciam boa ergonomia e evitam acidentes na hora de se levantar. Você não vai querer bater a cabeça na parede nem deixar o ferro quente cair em cima de nada, então procure o seu designer de interiores o quanto antes para que ele te sugira bons fornecedores de móveis planejados!

 

Viu só como móveis planejados influenciam na ergonomia em casa e melhoram a sua vida? Para mais posts como esse, não deixe de visitar o nosso blog! Tratamos de saúde em casa, design de interiores, móveis planejados e muito mais!