5 dicas para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Morar em um ambiente pequeno as vezes pode ser complicado. Você enfrenta problemas com as dimensões dos móveis, não tem onde guardar suas coisas de forma organizada e a locomoção pode ficar seriamente prejudicada. Mas tudo isso pode ser resolvido se você souber aproveitar o espaço em ambientes pequenos.

  Fonte: HGTV

Fonte: HGTV

Com isso em mente, no artigo de hoje vamos falar sobre as melhores maneiras de se decorar um apartamento reduzido ou uma casa com dimensões menores, trazendo soluções para que você consiga aproveitar o espaço em ambientes pequenos da melhor maneira possível.

Continue a leitura para saber mais!

 

1 - Móveis sob medida

Aproveitar o espaço em ambientes pequenos começa com a escolha dos seus móveis, que não podem ser grandes demais.

O grande porém é que eles também não podem ser muito pequenos. Aproveitar o espaço em ambientes pequenos é possível através da harmonia do seu design de interiores, pois só assim você atinge um resultado elegante e funcional.

  Fonte: Savvy Home

Fonte: Savvy Home

Portanto, móveis pequenos são uma grande saída, mas eles devem estar de acordo com as dimensões do seu ambiente. Não escolha o menor de todos, mas aquele que se encaixa melhor com o seu estilo e com o tamanho do espaço.

Dica para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Faça medições minuciosas do ambiente levando em consideração corredores de passagem, abertura de portas e a quantidade de pessoas que vivem na sua casa ou no seu apartamento. A partir delas, confeccione móveis planejados! Eles vão ter a dimensão exata para ornar seu ambiente com elegância e praticidade.

 

2 - Cores claras

As cores claras são grandes aliadas na hora de aproveitar o espaço em ambientes pequenos.

  Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Cores claras são responsáveis por trazer a ilusão de espaço para o seu ambiente reduzido, algo que outras cores de tons mais escuros não conseguem realizar. Muito pelo contrário: esses tons fortes acabam por transformar seu ambiente pequeno em um lugar abafado e que parece ser ainda menor do que já é.

Portanto, para aproveitar o espaço em ambientes pequenos, escolha uma paleta de cores claras e use-a a seu favor! Vale pintar paredes, usar tapetes brancos e escolher móveis de acordo com esse esquema de cores.

Dica para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Móveis que combinam com a sua paleta de cores de preferência às vezes podem ser difíceis de encontrar. Procure soluções de móveis planejados para criar um estilo de design de interiores perfeito!

 

3 - Espelhos

Assim como as cores mais claras, os espelhos também trazem uma grande ilusão de espaço para o seu ambiente pequeno.

  Fonte: Freshome

Fonte: Freshome

O que acontece é exatamente o que você está imaginando: quando o espelho é colocado em uma posição estratégica, ele reflete seu ambiente e causa uma ilusão de profundidade, contribuindo assim para aproveitar o espaço em ambientes pequenos sem esforço e muito trabalho da sua parte. 

Dica para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Se você conseguir que o seu espelho reflita partes vazias ou com menos móveis do seu ambiente pequeno, melhor ainda! O efeito pode ser ampliado com uma leve inclinação do espelho, que passa a refletir mais as paredes e o teto do que os móveis.

 

4 - Móveis funcionais

Um dos maiores dilemas de ambientes pequenos é a necessidade de guardar todas as suas coisas em móveis que também precisam ser pequenos. Como realizar essa façanha?

  Fonte: Casa e Construção

Fonte: Casa e Construção

Não tem segredo. Você pode procurar por móveis funcionais, como camas baú, nichos (que servem como decoração e unidades de armazenamento de livros, por exemplo), prateleiras e armários embutidos.

Dessa forma, você consegue guardar todas as suas coisas ao mesmo tempo em que não precisa de um guarda roupas enorme: cada móvel no seu quarto guarda um pouco de coisas.

Dica para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Guarde coisas que você não usa diariamente, como roupas de cama, toalhas, livros velhos e roupas da estação. Assim, você economiza espaço e não precisa ficar abrindo e fechando móveis o tempo todo.

 

5 - Menos é mais

Nesse caso, a solução é um tanto quanto óbvia, mas ao mesmo tempo ignorada por grande parte dos moradores.

  Fonte: The Epoch Times

Fonte: The Epoch Times

Quando você vive em um apartamento menor do que o esperado, a melhor forma de se aproveitar o espaço de ambientes reduzidos é não colocando muitas coisas dentro dele.

Planeje-se, veja o que é essencial e compre apenas o que você tem certeza de ser indispensável. Quanto mais espaço não ocupado por móveis e eletrodomésticos, mais fácil se torna criar um ambiente amplo em um apartamento pequeno.

Dica para aproveitar o espaço em ambientes pequenos

Antes de comprar seus móveis ou de adquirir móveis planejados, faça um mapa das suas necessidades. Assim você descobre o que é essencial e o que você pode viver sem, o que ajuda muito na hora de aproveitar o espaço em ambientes pequenos.


Gostou dessas dicas? Temos muito mais esperando por você no nosso blog. Venha conferir!